quinta-feira, 1 de maio de 2008

Playing


"É muito tempo a desejar o tempo
De mudar ventos, levantar marés
É muita vida a desejar o alento
Que faz saber ao certo quem és
É funda a toca onde te escondes tanto
Tem a distância entre o silêncio e a voz
A vida rasga bocadinhos gastos do mundo
Vai descascando até chegar a nós"

na canção Outra Margem de Mim

É curioso constatar como a música da Mafalda Veiga me chega pela segunda vez em tempos de mudança, de grandes decisões. A primeira vez que tive um contacto aprofundado com a discografia dela foi no ínicio do Verão de 2004. Época dos meus exames nacionais do 12.º ano. Lembro-me que interrompia o estudo para ir ouvir uma e outra vez aquelas músicas. Foram a banda sonora daqueles dias, um alento na verdade. Ainda não tinha decidido o que fazer a partir daí. Se ia trabalhar, se continuava a estudar, caso continuasse que curso seguir. Era dificil concentrar-me quando aquelas questões não me saiam da cabeça, afinal dali a poucos dias teria que decidir o meu futuro... Então, carregava no play e deitava-me em cima da cama, e ali ficava, refém daquela voz doce e das letras que pareciam feitas sobre mim. Recordo que as canções que me tocavam mais eram Um Pouco de Céu e Uma Noite para Comemorar.
No fim das aulas, quando me despedi das minhas três amigas inseparáveis do secundário entreguei a cada uma a cópia de uma dessas letras, Um Pouco de Céu, por a relacionar com o momento que estávamos a viver.

3 comentários:

João disse...

Esse menina foi das surpresas mais agradáveis que me aconteceram em concertos.

Fiquei fã da sua simplicidade e humildade :)

l00ker disse...

é um dos grandes nomes da música portuguesa. Nunca ganhou aquele estatuto de estrela, mas também não precisa, porque o que faz, faz bem e com alma. Já há muitos anos que a ouço e adoro quer as letras quer a sua musicalidade.

"O Lume", "Fragilidade", "Cada Lugar Teu", "Restolho", "Velho", as que referiste and so on and so on.. ;)

Anônimo disse...

Nao sabia disso lili..
que giro ;)