quarta-feira, 26 de novembro de 2008

"Quando somos pequenos, a noite é assustadora porque há monstros escondidos debaixo da cama.
Quando ficamos vais velhos,os monstros são diferentes: falta de autoconfiança, solidão, arrependimento....
E embora sejamos mais velhos e sensatos, constatamos que ainda temos medo do escuro."
"Quando tenho uma dor de cabeça, penso que é um tumor.
Fico acordada e sinto caroços nos peitos e o meu coração dispara e penso que estou a ter um ataque cardíaco.
(...)
O mundo é um sítio assustador e há milhares de coisas que nos podem matar."
no episódio 9 da 5.ª temporada de Grey's Anatomy
Arrepiou-me ouvir esta segunda afirmação porque me revi em cada sílaba. Eu sou assim. Já tive cada um destes pensamentos, um por um. Já associei estes sintomas a males maiores. Sofrer de hipocondria consegue ser tão mau como sofrer mesmo de algumas doenças. É por si só uma doença.
Muitas vezes quem assiste de fora menospreza e ridiculariza quem assim é, mas não têm a noção da angústia que provoca e de como é real para quem o sente.
“A hipocondria é isso – um viver dobrados sobre nós mesmos.
Tão obsessivo que a desgraça dos outros, embora real, se vai metamorfoseando, em simples e apagado mordomo; que anuncia a nossa, imaginada.”
Júlio Machado Vaz in O Tempo dos Espelhos

Nenhum comentário: